O capuz e o silêncio - exercício 3 [Cássio]


 — Nossa pátria é o capuz! Nosso hino é o silêncio.

Nenhum recruta conhece pessoalmente o General. Não há um só que desconheça seu pensamento, entretanto.


Das cerimônias que abrem e encerram os discursos da Santa Ordem AritmÉtnica [que Deus NOS tenha]; das faixas sobre os batentes do refeitório aos salões de Extinção AritmEtnicamente controlada [que Deus NOS tenha]; das saudações às continências. Em todo lugar, gritam-se, pintam-se, imprimem-se: “Nossa pátria é o capuz! Nosso hino é o silêncio.”


— Você é um ….., Apolônio! Se fosse mais …….., capaz que ficasse igual àqueles ….-..... que ficam na soleira da porta do General. Mais um pouquinho e você consegue a medalhinha dos …..-......


Não era raiva nem desprezo o que Dionisíaco usava para ofender Apolônio. Era zelo. Cuidava mais do amigo do que de si, não que Apolônio precisasse mais. Segundo os critérios AritmÉtnicos [que Deus NOS tenha], se a Santa Ordem descobrisse seus Pecados da genética ou da consciência, Dionisíaco iria para a Fogueira, para a Cadeira ou para a Desempenadeira pelo menos 17 vezes mais que o amigo de infância.


— ……….! — retrucou Apolônio, sem medir o xingamento e o tabu na relação entre os dois.


Da infância, direto para o alistamento. Uma amizade sem adolescência. Quando começaram a comparar a quantidade de pelos entre si, em que cada novo fiapo despertava do bulbo com a frequência e a alegria de um domingo sem culto (cada vez mais raros), chegou a hora de se oferecer às fileiras do General. Era a Lei dos Onze: não se alistou na semana do 11º aniversário, vai para a Burocracia. E isso é algo que nenhum pai deseja. A mãe, se ela ainda opinasse publicamente, como naqueles tempos horríveis da Desordem e da Democracia a, diria que prefere o filho Burocrata a Combatente. O pai, jamais; antes Morto que Burocrata.


Os pais de Dionisíaco e Apolônio não fugiam à regra. Nem poderiam, que bobagem a sua pensar assim! Tá querendo ir para a Desempenadeira? Só de pensar… 


A amizade virou vigília. Nas aulas de tiro, um apoiava o outro. Nos exercícios de fortalecimento do corpo na academia, e do espírito nos discursos-cultos, a mesma coisa. Apolônio era quem geralmente apoiava Dionisíaco em transformar músculos e alma em disciplina. Era seu orientador também nos treinamentos de decantação da genética e do sexo — AritmEtnicamente [que Deus NOS tenha], só se viabiliza uma pele e só se verifica dois gêneros, como você bem sabe.


Apolônio nasceu para aquilo. Ele conquistaria a Medalha e sorriria pessoalmente para o General aos 21 anos, a maior glória para um jovem da pátria da AritmÉtnica [que Deus NOS tenha]. Bastava cumprir a Missão dos 21 — era questão de dias. 


Dionisíaco também nasceu para aquilo, dizia seu pai sempre que encontrava seu vizinho do box-residência à direita, o pai de Apolônio. Não competiam, porque a AritmÉtnica [que Deus NOS tenha] não permitia vaidades da pessoa ou da família, esperamos que você nunca se esqueça disso. E você também lembra que os pais nunca são as melhores testemunhas. Dionisíaco realmente nasceu para aquilo, sorriria para o General se conseguisse, nos próximos dois dias, manter em segredo os 5 dos 10 Pecados que praticava anonimamente: o álcool, o sexo, a ironia, o comunismo e a depressão.


Apolônio acordou no dia da Missão pensando em duas coisas: manter Dionisíaco na linha e garantir a medalha de quem viu e sorriu para o General em pessoa.


Dionisíaco acordou imaginando cinco coisas: secar a garrafa de cana, plantar a cana na prima Afrodisíaca, ganhar a Medalha, recolher durante a Missão um livro do Marx ou do Freire e chorar aos pés de qualquer um desses, da garrafa, da Afrodisíaca, do General, do Marx ou do Freire.


A missão: queimar a coleção particular de um bibliófilo que, assim como alguns poucos, conseguira esconder por mais de 30 anos livros proibidos que não estavam no índex das 38 obras permitidas pela AritmÉtnica [que Deus NOS tenha]. O sujeito mantinha, veja só você o absurdo, livros escritos por diabretes e demônios como Bradbury, Orwell, Kafka, Graciliano, Amado, Saramago, Pessoa, Hemingway, os Andrades… O horror.


A Missão cumpriu-se. Bibliófilo morto, como era de esperar. Livros e móveis tostados até o carvão. Todos os Missionários em seus uniformes da cor das Missões, preparando sob os capuzes e as máscaras o silêncio do sorriso para o General após o sucesso. “Nossa pátria é o capuz! Nosso hino é o silêncio.”


— Nossa pátria é o caralho! Nosso hino é o choro. — Dionisíaco repetia, aos berros, sem uniforme, embebedado de um Marx que ele imaginou porque não encontrou e de um conhaque que ele encontrou porque procurou no esconderijo do bibliófilo.


A camiseta que fazia as vezes de capuz não homenageava o pensamento do Coronel; era só uma tentativa de iludir os colegas missionários, planejada antes que 4 de seus 5 Pecados se manifestassem simultaneamente, ali, naquela Missão. 


Um disfarce que sequer levantou dúvidas entre os Missionários. Quase automaticamente, reconheceram Dionisíaco sob a camiseta. E automaticamente procuraram Apolônio, como quem procura uma mãe aos prantos ao flagrar uma criança sem acompanhante.


Apolônio estava ocupado, com o seu Pecado, praticado não anonimamente, e que, diferentemente de Dionisíaco, escondera por dez anos: a vaidade da pessoa.


A fotografia que Apolônio tirou de si mesmo no dia de sua Missão dos 21, para registrar um triunfo que imaginava seu enquanto os livros queimavam às suas costas, é usada até hoje nos treinamentos das Tropas da Ofensiva AritmÉtnica [que Deus NOS tenha], para ilustrar um dos 10 Pecados, a vaidade da pessoa, cuja pena é a Extinção, mesmo que o indivíduo tenha viabilizada sua pele e verificado seu gênero. A garrafa que Dionisíaco esvaziou no mesmo dia ilustra outro dos 10 Pecados, o entorpecimento, igualmente punido com a Extinção.


Você, que já tem mais de 11 anos, de pele viabilizada e do gênero verificado, sabe muito bem disso.


— Nossa pátria é o capuz! Nosso hino é o silêncio.


Comentários

  1. Uau, Cássio. Você montou um cenário distópico, ao estilo 1984, muito bem arquitetado. Pensou bem nos nomes (e nomes, muitas vezes, nos apontam para caminhos da história). E teve uma sacada muito original, certa intertextualidade na repetição de [que Deus NOS tenha], uma voz narrativa interessante, que amarra o narrador a um personagem palpável, e a uma realidade vigiada e massacrante. Dureza é pensar que, em algum nível muita gente gostaria de ver algo parecido acontecer. Não entendi bem o diálogo entre Dionisíaco e Apolônio (o cheiro de reticências). Fiquei aqui pensando o porquê das reticências. Será algo que o narrador estaria proibido de reproduzir? Fiquei na dúvida sobre sua intenção. Isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito, muito obrigado pela análise, Flávio. Arrisquei umas coisas por aqui, que bom que funcionaram. A ideia foi exatamente a de sugerir que a distopia está entrando num terreno de relativização, inclusive com muito gente que a deseja, por alguma sanha despótica -- tornando-se, para esses, uma utopia ideológica. Cruzes!

      Sobre o diálogo, foi uma brincadeira que tentei com o constrangimento do exercício. Como não havia a possibilidade de usar adjetivos, substituí por reticências para que o leitor possa construir com o adjetivo que lhe venha à cabeça. Imaginando que um diálogo entre amigos assim tão próximos a ponto de se ofenderem "afetivamente" não possa prescindir de adjetivos; o autor teve de esconder sua pequenez diante do tamanho dessa amizade rs. Até porque os nomes deles já eram adjetivos também [minha pequena safadeza e vingança contra eles rs.].

      Excluir

Postar um comentário